Parte 1: Questões e Exercícios para exercitar
experiências do pensar...
1) Como sabemos que os pré-socráticos se preocupavam
com o conhecimento?
2) Qual a grande distinção entre os conhecimentos
feita por Platão?
3) Quais são os graus do conhecimento segundo
Aristóteles?
4) Que princípios a Filosofia estabeleceu para o
conhecimento verdadeiro?
5) Qual a mudança de perspectiva na teoria do
conhecimento quando comparamos gregos e modernos? Por que essa mudança
aconteceu? Que papel teve o cristianismo nessa mudança?
6) Onde Bacon localizava o erro? E Descartes?
7) Qual a diferença entre Locke e Descartes?
8) Quais os principais sentidos da noção de
consciência? O que é a consciência
reflexiva?
9) Quais são os graus de consciência?
10) Distinga a concepção empirista e a intectualista
relativas à percepção
11) Quais as três concepções da percepção na teoria do
conhecimento?
12) O que é a memória? Por que é inseparável do
sentimento de tempo?
13) A memória é somente individual ou também é social?
Por quê?
14) Qual a diferença entre memória-hábito e memória
propriamente dita?
15) Quais são as funções da memória?
16) Que características a imaginação assume no
cotidiano?
17) Quantas e quais são as modalidades de imaginação?
18) Por falamos em imaginário?
19) Por que a Filosofia considera a linguagem a
característica mais humana dos humanos?
20) Qual a diferença entre mythos e logos?
21) O que foi o positivismo lógico?
22) Qual o papel da linguagem no conhecimento?
23) O que é o pensamento? O que é ter uma experiência
de pensamento?
24) Quais as diferenças entre inteligência e instinto?
25) Por que a inteligência como exercício do
pensamento é inseparável da linguagem?
26) Que são conceitos, juízos, teorias e método?
27) Como operam o pensamento mítico e o pensamento
conceitual?
28) Qual o interesse de Marx pela alienação? Como ele
a compreendeu?
29) O que é ideologia? Como ela surge? Quais suas
funções? Por que é ilusão social?
a) Discuta a diferença entre as concepções do
conhecimento dos gregos e dos modernos
b) Examine os tipos principais de memória e discuta a
idéia de direito à memória Por que a memória seria um direito e não um simples
fato? Como nossa sociedade trata os idosos?
c) Comente um romance, um filme, uma canção ou um
livro de política em que o tema seja a utopia
d) Comente e exemplifique a diferença entre linguagem
simbólica e conceitual Use uma poesia e um texto científico para exemplificar
e) Partindo da diferença entre pensamento mítico e
conceitual, elabore duas explicações para um fato; uma mítica e outra
conceitual
Parte 2: Pesquisando conceitos
a) Preocupação
b) Teorias
c) Consciência
d)
Linguagem
e) Pensamento
f) Consciência e Conhecimento.
Fonte: Prof.: José Luiz Leão - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
Fonte: Prof.: José Luiz Leão - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS