1. A Razão e o Racionalismo de Descartes
René Descartes, considerado o pai da Filosofia Moderna, acreditava que a razão era a principal ferramenta para alcançar o conhecimento verdadeiro. Ele propôs o método da dúvida como forma de questionar tudo que pudesse ser falso, chegando à famosa conclusão: "Penso, logo existo."
Pergunta:
O que significa a frase "Penso, logo existo" no contexto do racionalismo cartesiano?
a) A percepção dos sentidos é suficiente para a certeza do conhecimento.
b) O pensamento é a única prova indubitável da existência.
c) A existência é definida pelas interações com o mundo exterior.
d) A razão é menos importante que a experiência sensorial.
2. A Tábula Rasa de John Locke
John Locke, filósofo empirista, rejeitou a ideia de ideias inatas e argumentou que a mente humana era como uma "tábula rasa", preenchida por experiências sensoriais. Ele acreditava que todo conhecimento vinha da experiência e que os sentidos eram a porta para o mundo.
Pergunta:
De acordo com John Locke, como o ser humano adquire conhecimento?
a) Pelo uso da razão e da dúvida sistemática.
b) Pela experiência sensorial acumulada ao longo da vida.
c) Por meio de ideias inatas presentes desde o nascimento.
d) Pela revelação divina sobre a natureza.
3. O Erro da Indução em David Hume
David Hume, outro filósofo empirista, criticou a indução, que consiste em concluir uma regra geral a partir de casos particulares. Ele argumentava que a indução não garante certezas, pois a repetição de eventos no passado não garante que eles ocorrerão no futuro.
Pergunta:
Por que David Hume considerava a indução um método falho?
a) Porque ela ignora a percepção sensorial.
b) Porque eventos passados não garantem que o futuro será igual.
c) Porque ela é baseada apenas em ideias inatas.
d) Porque ela nega o papel da razão na análise.
4. Kant e os Juízos Sintéticos a Priori
Immanuel Kant uniu elementos do racionalismo e do empirismo, propondo que o conhecimento humano era composto por juízos sintéticos a priori: conhecimentos que ampliam nosso entendimento sem depender exclusivamente da experiência sensorial.
Pergunta:
Qual é a característica de um juízo sintético a priori?
a) É baseado em ideias inatas e não pode ser testado.
b) Amplia o conhecimento sem depender apenas da experiência.
c) É derivado exclusivamente da experiência sensorial.
d) É uma afirmação lógica que explica a realidade divina.
5. O Cogito e o Método de Descartes
Descartes defendia o uso do método da dúvida hiperbólica, que consistia em duvidar de tudo o que não fosse absolutamente certo. Com isso, ele concluiu que o único conhecimento indubitável era o fato de que ele estava pensando.
Pergunta:
Qual era o objetivo do método da dúvida de Descartes?
a) Abandonar a razão em favor da fé.
b) Aceitar apenas o que pudesse ser comprovado como verdadeiro.
c) Estabelecer o papel dos sentidos no conhecimento humano.
d) Demonstrar que a experiência era superior à razão.
6. A Realidade Segundo Kant
Kant distinguiu o mundo em duas dimensões: o mundo fenomenal, que é aquilo que percebemos pelos sentidos, e o mundo numenal, que é inacessível ao nosso entendimento. Ele acreditava que só podemos conhecer o mundo como ele aparece, não como ele realmente é.
Pergunta:
O que significa a distinção entre o mundo fenomenal e o mundo numenal?
a) Que o mundo numenal é superior ao mundo sensorial.
b) Que só podemos conhecer o mundo tal como ele se manifesta aos sentidos.
c) Que o mundo fenomenal é a realidade última e indiscutível.
d) Que o conhecimento humano é completamente ilimitado.
7. O Empirismo em Francis Bacon
Francis Bacon propôs um método de observação sistemática para alcançar o conhecimento, criticando as deduções teóricas sem experimentação. Ele enfatizou a importância da coleta de dados empíricos como base para a ciência.
Pergunta:
Qual foi a principal contribuição de Francis Bacon para a filosofia?
a) Introduzir a dúvida como método filosófico.
b) Propor o empirismo como base para o conhecimento científico.
c) Demonstrar a superioridade da razão sobre os sentidos.
d) Defender a existência de ideias inatas na mente humana.
8. A Crítica da Causalidade de Hume
Hume questionou a ideia de causalidade, afirmando que a ligação entre causa e efeito não é um fato observado, mas um hábito mental que desenvolvemos ao ver eventos frequentemente associados.
Pergunta:
Qual é a visão de Hume sobre a causalidade?
a) É uma lei universal inquestionável.
b) É um hábito mental baseado em associações frequentes.
c) É uma ideia inata presente na mente humana.
d) É uma construção divina que rege o universo.
9. A Divisão das Ideias em Locke
Locke dividiu as ideias em simples e complexas. As ideias simples surgem diretamente da experiência sensorial ou reflexão, enquanto as ideias complexas são combinações dessas ideias simples, elaboradas pela mente.
Pergunta:
Como Locke descreve a origem das ideias complexas?
a) São inatas e independem da experiência.
b) Surgem diretamente da percepção sensorial.
c) Resultam da combinação e organização de ideias simples pela mente.
d) Derivam exclusivamente da lógica racional.
10. A Teoria do Conhecimento em Kant
Kant argumentava que o conhecimento surge da interação entre as categorias do entendimento humano e a experiência sensorial. Sem os sentidos, não há material para pensar; sem as categorias, não há organização desse material.
Pergunta:
Qual era a principal tese de Kant sobre o conhecimento?
a) Todo conhecimento depende exclusivamente da razão.
b) Os sentidos são inferiores às ideias inatas.
c) O conhecimento é resultado da interação entre sensibilidade e razão.
d) A experiência não desempenha papel no processo de conhecimento.
Gabarito Unificado
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