domingo, 5 de novembro de 2017

Exercício de Falácia II

Considere os argumentos apresentados na lista abaixo. Cada um deles ou é válido, ou comete uma falácia bem conhecida. Para cada um deles, diga, então, se ele é válido, ou diga o nome da falácia que está sendo cometida.



 (1) Se você deixar cair uma pena do alto de um edifício de dez andares, ela flutuará lentamente até o chão. Portanto, se você deixar cair um travesseiro de penas do alto de um edifício de dez andares, ele flutuará lentamente até o chão.   (composição)
 (2) Uma vez que é errado trair os amigos, João não deveria ter admitido à polícia que foi seu amigo José quem cometeu o assassinato.       (Acidente)
 (3) Uma vez que os defensores da ajuda econômica não conseguem mostrar onde esse programa fez amigos para os Estados Unidos no Paquistão, podemos apenas concluir que não fez nenhum.    (Apelo a galeria)
 (4) Todas as ações humanas são eventos, e todo evento tem causa. Nenhum evento que tenha causa pode ser uma manifestação de livre-arbítrio. Portanto, ne nhuma ação humana pode ser uma manifestação de livre-arbítrio.    (argumento válido)
 (5) A política externa norte-americana com relação à China certamente estava equi- vocada, pois Shirley MacLaine, a conhecida atriz, disse, na época, que tinha várias dúvidas a respeito dela.    (Apelo a autoridade)
 (6) Você sabe que Deus é justo e benevolente, porque Deus é Deus e não pode ser injusto ou não benevolente.    (petição de príncipio)
 (7) Algumas pessoas descobriram que ficar meia hora por dia de ponta-cabeça as ajuda a ficarem mais alertas e pensar mais claramente. Portanto, ficar de ponta- cabeça trinta minutos por dia é algo que todos devemos praticar.    (Apelo a galeria)
 (8) Não vou mais lavar o carro, pois chove toda fez que eu faço isso.    (falsa causa)
 (9) Encanadores são geralmente homens, assim, bons encanadores são geralmente bons homens.    (Equívoco)
 (10) Multidões agem, em geral, de modo irracional. Como multidões são simplesmente um grande grupo de indivíduos, podemos concluir que os indivíduos agem, em geral, de modo irracional.    (divisação)
 (11) Disse um certo político: “Meu adversário está me acusando de que o financiamento da minha campanha não foi feito de forma legal. Em resposta a isso, quero deixar claro para todos que todos os fundos que meu adversário obteve para a sua campanha foram obtidos ilegalmente.”    (argumento contra o homem)
 (12) Não há cidade paranaense que não fique na Bahia, e todas as cidades que ficam na Bahia pertencem ao estado de São Paulo. Assim, Florianópolis pertence ao estado de São Paulo, uma vez que é uma cidade paranaense.   (Divisão)