Questão 1 - Em
“Genealogia Da Moral”, Nietzsche faz uma análise devastadora
da moral tradicional, a qual considerava baseada:
A) na tradição
B) no poder
C) na sociedade
D) na culpa
E) na essência
Questão 2 – Friedrich Nietzsche, em sua obra Genealogia
da moral (2009), na
Primeira dissertação, discute os conceitos "bom e
mau", "bom e
ruim", afirmando que "todas eles remetem à mesma
transformação
conceitual" que, em toda parte no sentido social,
"bom" se
desenvolveu a partir de:
A) nobre/aristocrático
B) nobre/plebeu
C) realeza/comum
D) plebeu/ baixo
E) comum/baixo
Questão 3 -
Nietzsche identificou os deuses gregos Apolo e Dionísio,
respectivamente, como:
a) complexidade e ingenuidade: extremos de um mesmo segmento
moral, no qual se inserem as paixões humanas.
b) movimento e niilismo: polos de tensão na existência
humana.
c) alteridade e virtu: expressões dinâmicas de intervenção e
subversão de toda moral humana.
d) razão e desordem: dimensões
complementares da realidade.
Questão 4 -
Assinale a alternativa que expressa o pensamento de Nietzsche sobre a origem do
bem.
a) “Faça isto e mais isto, não faça aquilo e mais aquilo – e
então serás feliz,
contrário…” Dessas ações procedem o bem em si.
b) “Todo o bem procede do instinto e
é, por conseguinte, leve, necessário,
espontâneo”.
c) “O vício e o luxo são a causa do perecimento de povos e
raças”. Libertar-se de tais
desequilíbrios, eis aí a fórmula do bem original.
d) “O cornarismo resume toda a origem do bem e é
prerrogativa cultural da raça
humana”.
e) “Deus é o criador do bem”.
Questão 5 - No
século XIX, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche vislumbrou o advento do
“super-homem” em reação ao que para ele era a crise cultural
da época. Na década de
1930, foi criado nos Estados Unidos o Super-Homem, um dos
mais conhecidos
personagens das histórias em quadrinhos. A diferença entre
os dois “super-homens”
está no fato de Nietzsche defender que o super-homem
a) agiria de modo coerente com os valores pacifistas,
repudiando o uso da força física e
da violência na consecução de seus objetivos.
b) expressaria os princípios morais do protestantismo, em
contraposição ao
materialismo presente no herói dos quadrinhos.
c) abdicar-se-ia das regras morais
vigentes, desprezando as noções de “bem”, “mal”,
“certo” e “errado”, típicas do
cristianismo.
d) representaria os valores políticos e morais alemães, e
não o individualismo pequeno
burguês norte-americano.
Questão 6 - Sobre
a crítica de Nietzsche à moral, é correto afirmar que:
a) O cristianismo é a origem do conceito de bem em si e, por
isso Nietzsche defere uma
crítica mordaz a essa doutrina religiosa.
b) O projeto de Nietzsche de traçar uma genealogia da moral
encontra eco em Foucault
na arqueologia do saber. Nietzsche diferencia-se de Foucault
por acreditar que é
possível um fato moral.
c) Para Nietzsche, não existem fatos morais, mas
interpretações sobre a moral, cuja
estrutura se remete à essência do homem.
d) A transvaloração dos valores é um
projeto de rompimento com a moral tradicional,
cujo ponto central é a crítica a
todos os valores ocidentais.
e) Ao contrário do cristianismo, a filosofia de Platão traz
elementos importantes para a
definição do conceito de bem e nela se pode vislumbrar a
moral que Nietzsche
procurava.
Questão 7 - Vi os
homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras.
Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença:
Tudo é oco, tudo é igual, tudo
passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se
veneno; o mau olhado amareleceu-nos
os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse fogo
em cima de nós, as nossas cinzas
voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes
secaram para nós, e o mar
retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos
não nos querem tragar!
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra, Rio de Janeiro.
Ediouro, 1977.
O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um
entendimento da doutrina niilista, uma
vez que
A) reforça a liberdade do cidadão.
B) desvela os valores do cotidiano.
C) exorta as relações de produção.
D) destaca a decadência da cultura.
E) amplifica o sentimento de ansiedade.
Questão 8 - O
conceito representação na filosofia de Schopenhauer significa:
a) a forma que o homem se espelha no mundo, vejo aquilo que
quero ver, ouço aquilo que quero ouvir.
b) a forma que o homem se relaciona com o mundo,
utilizando-se de valores e moral.
c) a forma que o homem é capaz de
representar o mundo por intermédio de seus sentidos e intelecto.
d) essência do mundo, solução para o enigma do universo.
RESPOSTA: C
Questão 9- O conceito vontade para Schopenhauer
significa:
a) querer inconsciente de todos pela preservação do outro.
b) querer consciente de todos pela sobrevivência.
c) essência do mundo, amor, ódio e salvação.
d) essência do mundo, a coisa em si
kantiana, percebida imediatamente por intermédio de meu próprio corpo.
Questão 10 - De
acordo com a filosofia de Schopenhauer, a vontade se manifesta no ser humano a
partir:
a) de seu querer consciente do mundo.
b) de seu desejo de reprodução e seu
instinto de sobrevivência.
c) de sua consciência imanente de si mesmo e do mundo.
d) da sua autopreservação, desvinculada da espécie.
Questão 11- Pensadores
que influenciaram Schopenhauer foram:
a) Upanixades, Platão e Kant.
b) Platão, Aristóteles e Cristianismo.
c) Cristianismo, Ateísmo e Epicurismo.
d) Descartes, David Hume e Hegel.
Questão 12 - O
amor para Schopenhauer é:
a) é central em sua filosofia, pois
explica a vontade objetivada nos seres humanos.
b) é central em sua filosofia, pois explica como
representamos o mundo.
c) é secundário em sua filosofia, pois o pensamento e razão
são manifestações mais profundas de nosso ser.
d) é secundário em sua filosofia, pois ocupa conotação
sexual e depravada.
Questão 13 - Qual
das seguintes opções não é uma dica dada por Schopenhauer sobre como ganhar um
debate sem ter razão?
a) Generalizar as afirmações de seus oponentes
b) Desfocar, depois encontrar uma brecha
c) Apresentar seu objetivo final
d) Usar psicologia de negação
Questão 14 - O
que era o amor para Schopenhauer?
RESPOSTA: Para ele, o amor era uma meta de vida que não tem a ver com a
felicidade. Ele dizia que o amor era um mal necessário.
1. O conceito representação na filosofia de Schopenhauer significa:
a) a forma que o homem se espelha no mundo, vejo aquilo que quero ver, ouço aquilo que quero ouvir.
b) a forma que o homem se relaciona com o mundo, utilizando-se de valores e moral.
c) a forma que o homem é capaz de representar o mundo por intermédio de seus sentidos e intelecto.
d) essência do mundo, solução para o enigma do universo.
e) essência do mundo, a coisa em si que Kant tanto problematizava.
2.O conceito vontade para Schopenhauer significa:
a) querer inconsciente de todos pela preservação do outro.
b) querer consciente de todos pela sobrevivência.
c) essência do mundo, amor, ódio e salvação.
d) essência do mundo, a coisa em si kantiana, percebida imediatamente pela contemplação estética do mundo e dos objetos.
e) essência do mundo, a coisa em si kantiana, percebida imediatamente por intermédio de meu próprio corpo.
3. De acordo com a filosofia de Schopenhauer, a vontade se manifesta no ser humano a partir:
a) de seu querer consciente do mundo.
b) de seu desejo de reprodução e seu instinto de sobrevivência.
c) de sua consciência imanente de si mesmo e do mundo.
d) da sua autopreservação, desvinculada da espécie.
e) da sua autopreservação e a morte de todos os membros de sua espécie, pois a vontade se manifesta enquanto luta de todos contra todos.
4. Pensamentos que influenciaram Schopenhauer foram:
a) Upanixades, Platão e Kant.
b) Platão, Aristóteles e Cristianismo.
c) Cristianismo, Ateísmo e Epicurismo.
d) Descartes, David Hume e Hegel.
e) Maquiavel, Marx e Freud.
5. O amor para Schopenhauer é:
a) é central em sua filosofia, pois explica a vontade objetivada nos seres humanos.
b) é central em sua filosofia, pois explica como representamos o mundo.
c) é secundário em sua filosofia, pois o pensamento e razão são manifestações mais profundas de nosso ser.
d) é secundário em sua filosofia, pois ocupa conotação sexual e depravada.
e) é central em sua filosofia, pois é manifestação da representação do mundo pelos sentidos.
Gabarito:
1 C
2 E
3 B
4 A
5 A